Primeiro mês na Holanda: O que estou achando?

Se você leu o título deste post e está com cara de interrogação, não se preocupe. Faz tempo mesmo que comentei aqui no blog que ia me mudar para a Holanda (neste post). Resumindo tudo, cheguei aqui dia 12 de dezembro, até então ficarei por um ano como au pair (uma modalidade de intercâmbio, saiba mais aqui). A intenção deste post não é falar sobre o programa de au pair, e sim de como está sendo minha experiência de morar na Holanda. Então vamos lá!

15940437_10208291119903422_9186033371415865257_n

1. O país é bonito e organizado! Essas são as primeiras impressões que tive e que se confirmaram. Diferente do Brasil, dividido em “trezentas” classes sociais, a diferença social não é tão grande. É um lugar bem mais seguro que o Brasil, dá pra andar na rua bem mais tranquila. As coisas funcionam de forma um tanto burocrática, mas não tem essa coisa de “jeitinho brasileiro” (aliás é um alívio, porque eu odeio). Regra é regra, e ponto final.

2. Praticamente todo mundo fala inglês fluentemente. Nossa, é aí que você já começa a perceber como o Brasil está atrasado. Inglês fluente no Brasil é exceção, aqui é regra, normal, comum.

3. Tem água pra todo lado! Como a Holanda é um país litorâneo e que está abaixo do nível do mar, os holandeses “puxam” essa água de baixo da terra para o país não ficar submerso. E daí surgem inúmeros canais e córregos. São tão lindos!

15873512_10208307803720507_2432391603796837021_n
Foto tirada na minha cidade: Hoorn. É bem comum isso de casas na beira d’água

4. Se você ganhar em euros, o custo de vida é sustentável. Dá a impressão que tudo é tão baratinho! Mas isso se você não converter para reais. Então turistas gastam bastante, mas quem ganha em euros, consegue viver bem, apesar dos aluguéis, principalmente em Amsterdã, serem meio caros.

5. Quantas pessoas bonitas! Nosso padrão de beleza normalmente é bem europeu mesmo. Mas que tem muitas pessoas bonitas por aqui, tanto homens quantos mulheres, isso é fato. Tem gente que você olha e pensa: “Essa pessoa saiu de um filme, não é possível!”.

6. Existem estações do anos bem definidas. E isso é incrível. Agora aqui é inverno e chegou até nevar dois dias já esse ano. Estou maravilhada!

15873032_10208293609285655_1365564254346130902_n
Neve em Amsterdã

7. Os holandeses amam museus e conhecem sua história. Aqui tem muuuuuuitos museus, e são bem legais! Eu fiz um cartão que você paga uma taxa única 60 euros e tem acesso a mais de 400 museus por um ano para ir quantas vezes quiser. Considerando que os museus mais “badalados”, como Anne Frank e Van Gogh custam por volta de 17 euros a entrada, já vale muito à pena. Estou indo em pelo menos um por semana (não vou conseguir ir nos 400, infelizmente haha).

15740838_10208239273447293_6279814785627955707_n
Me divertindo no museu de ciências Nemo, em Amsterdã

8. Aqui tem muitos shows legais! Muitas bandas vêm pra cá, de todos os estilos musicais, mas digo mais do estilo que ouço: metal. Não fui em nenhum show ainda, mas com certeza irei em vários.

9. Aqui bicicleta é um meio de transporte MUITO usado. Todo mundo tem uma ou mais bicicletas. Aqui tudo é plano e tem ciclovias por todos os lados. É ótimo, dá pra economizar bastante, porque…

15590603_10208119964704649_3508704476142910511_n
Nessa foto que tirei em Amsterdã tem pouquíssimas bicicletas. Sério

10. … o transporte público é bom, mas meio caro. Nas cidades você pode se locomover de ônibus e tram, que é tipo um bonde. Para ir para outras cidades e até países, dá pra ir de trem tranquilamente. Só que as passagens são um pouco caras se você for viajar sempre. Se for uma viagem isolada, você nem sente muito no bolso.

15698109_10208205833651319_8617319045491563301_n
Esperando o trem para Hoorn (minha cidade), partindo da estação central de Amsterdã

11. Não estou querendo mais voltar para o Brasil. Haha :D contei tudo beeem resumido, mas já dá pra ter uma ideia do que estou achando. Quando, inevitavelmente, comparo as coisas aqui com o Brasil, dá vontade de chorar. O Brasil está uma bagunça mesmo. E não pensem que estou aqui porque sou rica, muito pelo contrário, juro que vim com 5 reais na carteira. Se você também quer vir pra Europa, pra morar ou como turista, pesquisa bem, se planeja e realize seus sonhos. Pra quem não tem dinheiro, o au pair é uma boa opção. Te aconselho a ler sobre e veja o que você acha.

Se você tiver alguma pergunta pra mim, ficarei contente em responder nos comentários, por e-mail ou em alguma rede social minha. ;)

Obrigada pela visita e pelo comentário! Volte sempre ♥

