Guia Corsets/Espartilhos: História, Tipos, Como Usar e Onde Comprar

~ HISTÓRIA (BREVE) DOS CORSETS ~

256cm55
Cena do filme “Bel Ami”, 1947.

O corset surge na história da moda no século XVI, sendo usado como suporte e controle para as formas naturais do corpo. Por volta do século XIX, com o complemento dos ilhóses e barbatanas de baleia, seu objetivo passa a ser moldar a cintura e torná-las minúsculas, na chamada era Vitoriana. A peça cai em desuso no século XX, quando o sutiã foi inventado. Retorna nos anos 40 com as pinups, nos anos 60 como acessório fetichista e em 2010 volta a ser uma peça bastante atual e feminina, com novos desenhos e materiais. Clique aqui para saber mais.

~ TIPOS DE CORSETS E COMO USÁ-LOS ~

Underbust: É um tipo de corset que fica abaixo dos seios e pode ser usado com uma blusa por baixo ou por baixo da roupa para modelar a cintura. Dizem que é o modelo ideal para quem quer começar a treinar o tightlacing, mas vale lembrar que há modelos específicos para o tightlacing, que não tragam tantos prejuízos à saúde (que será tema para um outro post). Particularmente, o underbust é o modelo que eu mais gosto.

underbust
Modelo underbust da Madame Sher Corsets, “Gabardine Japanese”.
Como usar: Corset underbust. Fotos: www.lookbook.nu
Como usar: Corset underbust. Fotos: http://www.lookbook.nu

Overbust: O overbust, como o próprio nome diz, é um modelo que cobre os seios. Pode ser usado como peça-chave para compor o look, usado por cima da roupa. Não é recomendado para tightlacing pois pode incomodar após algumas horas de uso.

overbust
Modelo overbust da Madame Sher Corsets, “Valentine Gabardine Japanese”.
overbust_hhh
Como usar: Corset overbust. Fotos: http://www.weheartit.com

Midbust: É um modelo que cobre parcialmente os seios. Não é recomendado para tightlacing e nem como primeiro corset, por ser menos usado. Pode ser usado com uma blusa por baixo.

midbust
Modelo midbust da Madame Sher Corsets, “Scarlett OHara”.
midbust_amy
Como usar: Corset midbust. Não é muito comum, mas a Amy Lee tem alguns looks mais antigos usando-o. Fonte: Google Imagens.

Waist Cincher: Este modelo tem o objetivo de complementar o look, sendo mais curto do que o underbust e fica mais na região da cintura. Também deve ser usado com uma blusa por baixo. Para mim, esse é o modelo mais “discreto”, já que o underbust dá um up nos seios, o que acaba chamando mais a atenção. Se é que dá pra ser discreta com um lindo corset! ^^

Modelo waist cincher da Madame Sher Corsets, "Medalhão em Crepe".
Modelo waist cincher da Madame Sher Corsets, “Medalhão em Crepe”.
Como usar: Corset waist cincher. Fonte: WeHeartIt, DeviantArt.
Como usar: Corset waist cincher. Fonte: WeHeartIt, DeviantArt.

~ MAIS INSPIRAÇÕES – MUSAS DO METAL ~

E é claro que eu não poderia de acrescentar inspirações de musas do metal. Os corsets são muito usados por elas, principalmente em gêneros como symphonic e gothic metal. Como exemplo, abaixo fotos da Simone Simons e da Liv Kristine com lindos corsets!:

simonesimons
Simone Simons (EPICA).
livkristine
Liv Kristine (LEAVES’ EYES, ex-THEATRE OF TRAGEDY).

~ COMO COLOCAR E TIRAR O CORSET ~

Tem um vídeo explicativo bem detalhado em português no YouTube, ensinando como colocar e como tirar o corset, veja abaixo:

~ ONDE COMPRAR CORSETS – LOJAS NACIONAIS ~

Para finalizar o post, vou recomendar algumas lojas nacionais que vendem corsets de muita qualidade e credibilidade, são elas: Madame Sher Corsets, Black Cat Corsets, Ferrer Corsets e Josette Blanchard Atelier. Dentre essas, dou destaque para a Josette Blanchard Atelier, pois os corsets são bem mais em conta, feitos sob medidas e tem vários modelos, ótimo para quem está começando a usar corsets.

Para as mulheres alternativas, A Black Frost oferece alguns modelos de corsets. A minha loja, Creepy Store, também oferece opções mais em conta para o público feminino alternativo.

lojascorsets

Anúncios

8 comentários sobre “Guia Corsets/Espartilhos: História, Tipos, Como Usar e Onde Comprar

  1. Olá, tenho um overbust e gostaria de saber se ele pode ser usado por cima de camisas clássicas, pois o que vi sendo usado assim foi o underbust. Já tive receio de usá-lo pra sair (pois tenho os seios muito grandes) e acho a que por cima de camisa me sentiria mais á vontade. Obrigada desde já.

    1. Olá! O overbust na maioria das vezes é usado sozinho, já que, diferente do underbust, cobre os seios. Porém já vi meninas usando com camisa branca normalmente por baixo, tente colocar e pergunte a opinião de algumas pessoas que você confia :)

  2. Que post ótimo! *-* Sempre gostei de corset mas achar algumas dicas sobre não é fácil. Comprei um underbust meio no impulso, mas sou baixa e senti que ele ficou grande pro tamanho do meu tronco, será que é só impressão ou isso pode acontecer mesmo?

Obrigada pela visita e pelo comentário! Volte sempre ♥

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s