Baú de Aleatoriedades

Especial de Halloween: Jack O’ Lantern

“Ainda ano após ano, é a mesma rotina
E eu cresço tão cansado dos sons dos gritos
E eu, Jack, o Rei da Abóbora
Cresci tão cansado da mesma velha coisa.”
Jack’s Lament ~ Danny Elfman
.

A origem da lenda de “Jack O’ Lantern” é irlandesa e conta que havia um homem chamado Stingy Jack. Em um dia 31 de outubro, Jack bebeu tanto que o diabo veio para levar sua alma.  Jack implora para que o diabo deixe-o beber mais um copo e o diabo concorda. Porém, Jack está sem dinheiro e pede para que o diabo se transforme em uma moeda. Pedido realizado, Jack guarda a “moeda” em sua carteira que tem uma cruz desenhada, dessa forma ele aprisiona o diabo que implora para sair, mas Jack diz que só o soltará se ele ficar um ano sem incomodá-lo e o diabo concorda. Neste um ano, Jack se torna uma pessoa “melhor”: começa a tratar bem sua esposa e filhos, faz caridades e etc… mas isso não dura muito.

Um ano depois, o diabo retorna para buscar a alma de Jack, mas Jack convence-o a subir em uma macieira para pegar uma maçã, momento em que Jack desenha com um canivete uma cruz no tronco da árvore, aprisionando novamente o diabo. O diabo propõe que Jack não será incomodado por 10 anos, mas Jack discorda e propõe não ser incomodado nunca mais!

Mais um ano se passa e Jack acaba por morrer. Ele chega na porta do céu mas não pode entrar porque tem muitos pecados. No inferno também não é aceito pelo diabo que tanto enganou. Jack se torna uma alma perdida e “ganha” do diabo um pedaço de carvão, que é colocado por Jack dentro de um nabo, para iluminar seu caminho pelo limbo.

A tradição de colocar abóboras iluminadas nas frentes das casas, em janelas e etc, surgem a partir dessa lenda e serve para amedontrar o Jack errante e outros espíritos no dia 31 de outubro.

(Texto escrito por mim, adaptado dos sites: Hallowbrant e Klick Educação).

O que vocês acharam da lenda? Eu não conhecia e achei bastante estranha (principalmente essa história do diabo ser bonzinho e bobo)! Está com cara de que foi muito modificada através do tempo… Mas de qualquer forma, as lanternas de abóbora são lindas e eu adoraria que o Halloween fosse mais comemorado no Brasil. Tenho vontade de fazer uma abóbora dessas, deve ser muito divertido! *-* Vale à pena conferir as fotos das abóboras que selecionei abaixo (fonte: We♥It):

Anúncios

Obrigada pela visita e pelo comentário! Volte sempre ♥

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s